Os erros mais comuns ao criar uma senha na internet

Autor: Paulo Carmino

Os brasileiros se preocupam tanto com possíveis hackers mas não prestam atenção na criação de uma senha segura para suas contas; confira os erros mais comuns.

O excesso de tempo que passamos conectados gera o contexto perfeito para a proliferação de crimes cibernéticos, como a coleta de dados não autorizada ou mesmo o roubo de senhas. Ainda que já existam mecanismos específicos que visam a segurança do usuário, a exemplo da Lei de Proteção de Dados, é importante que este tome certos cuidados para evitar possíveis erros ao navegar na internet.

Isso porque, não raramente, a invasão de contas se dá pela má escolha do usuário ao definir suas senhas. É curioso como, às vezes, nos preocupamos tanto com possíveis hackers ou passamos horas pesquisando se determinado site é confiável ou não, hábito comum entre quem busca por cassinos online seguros ou deseja realizar compras online, mas esquecemos que o primeiro passo em direção a uma maior segurança no ambiente virtual é a escolha de um código seguro.

A maioria dos brasileiros utilizam a mesma combinação em diversas contas (Imagem/Reprodução: Deposit Photos)

De acordo com uma pesquisa realizada pela Avast no Brasil, que entrevistou 1.375 usuários, aproximadamente 95% dos brasileiros não utilizam números, caracteres especiais ou a alternância entre letras maiúsculas e minúsculas ao criar senhas. Além disso, as senhas dos brasileiros possuem, em geral, menos de dez caracteres.

Outro dado revelado pela pesquisa é que a maioria dos brasileiros (51%) utilizam a mesma combinação em diversas contas. As justificativas por trás dessa prática nada segura estão relacionadas ao fato de eles acreditarem que não são capazes de memorizar códigos diferentes (52%), por acharem que não possuem informações valiosas em suas contas (22%) e que são preguiçosos demais para alterar as sequências atuais (12%).

Erros mais comuns

Erros mais comuns ao criar uma senha na internet

As pessoas tem o costume de colocar sequências numéricas fáceis (Imagem/Reprodução: Deposit Photos)

O erro mais comum ao criar uma senha é utilizar alguma informação que você acredita que lembrará mais facilmente, como algum dado pessoal ou mesmo alguma palavra aleatória, porém simples, a exemplo de “sucesso”, muito utilizada por brasileiros. Nesses casos, o risco de que seu código seja descoberta por alguém mal-intencionado é imensa.

Abaixo, é possível conferir alguns dos erros mais comuns cometidos por brasileiros ao escolherem suas senhas:

Seu nome ou o nome de um membro da família (23%);

Seu aniversário (14%);

Palavras relacionadas ao seu hobby (9%);

O nome do seu animal de estimação (8%);

O nome do seu livro ou filme favorito (6%);

Nomes de celebridades (5%);

O nome do site, no qual usa a senha (4%);

Dados do endereço residencial (3%).

Mudança de senhas

A melhor dica é criar uma senha com números, letras e símbolos

A melhor dica é criar uma combinação com números, letras e símbolos (Imagem/Reprodução: Deposit Photos)

Ainda de acordo com a pesquisa realizada pela Avast, 21% dos entrevistados só alteram suas senhas após serem vítimas de algum tipo de violação em suas contas, enquanto 23% nunca sequer chegaram a mudá-las.

Do outro lado da balança, 25% dos usuários relataram que possuem o hábito de alterá-la uma vez ao ano, 14% o fazem a cada seis meses e 17% mudam a cada três meses ou menos.

Dicas

São muitas as dicas para se criar uma senha segura. Para ajudá-lo, listamos abaixo algumas delas, fornecidas pelo especialista em segurança da Avast, Luis Corrons.

Quando possível, criar combinações com pelo menos 16 caracteres ou mais;

Incluir números e caracteres especiais;

Os dados escolhidos para sua senha não devem estar relacionados a você ou ao serviço que está sendo protegido com ela;

Vincule palavras aleatórias, tornando as senhas com pelo menos 16 caracteres mais fáceis de lembrar;

Utilizar um gerenciador de senhas é a melhor opção. Diversos aplicativos, tanto para Android como para iPhone, realizam essa organização.

Quais critérios você usa para criar suas senhas? Deixe nos comentários e ajude nossos leitores.

Fonte: https://mercado.etc.br/os-erros-mais-comuns-ao-criar-uma-senha-na-internet/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.