MPBA promove Oficina de Investigação Digital para os novos Promotores de Justiça

Foi realizada, na manhã de 24 de janeiro, sexta-feira, a Oficina de Investigação Digital, promovida em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), ministrada pelo Promotor de Justiça e Coordenador do Núcleo de Crimes Cibernéticos (NUCCIBER), Moacir Silva do Nascimento Júnior. Na abertura, presidida pelo Promotor de Justiça José Renato Oliva de Mattos, Coordenador do CEAF, participaram os Promotores de Justiça Áviner Rocha Santos e Dario José Kist, integrantes do NUCCIBER.

Durante o evento, o Dr. Moacir Nascimento Jr. apresentou conceitos do Marco Civil da Internet e ferramentas de trabalho utilizadas para a investigação de crimes praticados pela internet. Houve a apresentação de um caso prático e a discussão das estratégias necessárias ao esclarecimento da autoria do delito e das teses jurídicas que podem ser debatidas em situações similares.

O Dr. Áviner Santos apresentou as ações de conscientização promovidas no âmbito do Projeto Nucciber, com destaque para as palestras “CyberBullying e Cidadania Digital: Educando para boas escolhas on-line”, direcionadas aos alunos do ensino médio das escolas públicas e particulares, seguida de debates sobre questões ligadas ao uso consciente e responsável dos meios digitais e sobre segurança na internet.

No período da tarde, o Dr. Dario Kist ministrou a palestra “A Prova Digital no Processo Penal Brasileiro”, que teve por objetivos permitir uma melhor compreensão da realidade digital e discutir os meios de obtenção das provas necessárias ao esclarecimento dos casos criminais enfrentados pelo sistema de justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.